Fotografias Antigas de São Paulo – 7

Sétima fotografia da série. V. post 1 para referência do assunto.

O Vale do Anhangabaú, com vista para o Palacete Prates. Rasgado pela Avenida 23 de Maio, há ali uma grande concentração de atrações arquitetônicas hoje em dia. O Viaduto do Chá, O Shopping Light (que leva este nome pois foi construído no antigo prédio da Cia de energia elétrica LIGHT), O Teatro Municipal de São Paulo, estão todos nesta região, que fica entre a Luz e o Largo de São Bento – o qual aparecerá em breve aqui.

Um trecho do texto da fotografia chama a atenção: “O automóvel já ameaçava se tornar um problemão na cidade, graças a sua contínua multiplicação”. Isso já naquela época. É possível que até o início da década de 50, São Paulo ainda poderia ter sido salva do inevitável “travamento completo”, que está muito mais próximo de acontecer do que imaginamos. Pensando objetivamente, são 60 anos de lá pra cá, entupindo a cidade desenfreadamente e destruindo chances de possibilitar um transporte de nível para a população – em nome de interesses políticos. Quantos anos será que iremos demorar para ter uma cidade novamente “circulável” a partir do momento em que realmente se começar a trabalhar nesse sentido? Eu apostaria em algo próximo a 100 anos, começando esse trabalho amanhã, com soluções REAIS e efetivas.

E todos nós sabemos que não veremos isso acontecer 😉

Sobre o Palacete Prates, trata-se de uma construção feita por Eduardo da Silva Prates (o Conde Prates), riquíssimo fazendeiro de café que possuía muitas terras na região. Construiu então este prédio e um segundo “irmão gêmeo”, ao lado, onde funcionava o “Automóvel Clube”. No primeiro instalou-se aPrefeitura de São Paulo e posteriormente a Câmara Municipal, quando passou a se chamar Palácio Anchieta. Naquela época o prédio foi vendido ao Banco Mercantil e em 1970, com a Câmara em nova sede, o banco demoliu o prédio histórico. No local dessa obra prima, foi construído o Edifício Conde Prates, onde está até hoje, que é mais uma obra sem graça e descartável que a cidade poderia ter ficado sem (foto acima).

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: