Fotografias Antigas de São Paulo – 1

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Encontrei na casa da minha mãe uma coleção de fotografias publicadas na Folha de São Paulo no ano de 2008. Fiquei curioso para saber como e quando essas fotos haviam sido separadas, pois eu nunca as tinha visto e fui perguntar a meu pai. Ele me contou que ela havia guardado para mim, pois sabia que eu gostaria e provavelmente esqueceu de me avisar. Infelizmente a mãma não está mais comigo fisicamente desde o ano passado. Então vou apreciar cada uma dessas fotos de um jeito especial.

Trata-se de uma série de 12 fotografias feitas por Guilherme Gaensly entre 1902 a 1927, que publicarei aqui, uma por dia e em ordem cronológica (das próprias fotos), de hoje, até o dia 16 de maio – o dia do aniversário de nascimento da minha querida mamãe, de quem, aliás, absorvi todo o gosto para a arte, inclusive a música.

Guilherme Gaensly foi um fotógrafo nascido na Suíça e erradicado no Brasil desde os seus 5 anos de idade. Começou suas atividades como fotógrafo em Salvador e posteriormente veio para São Paulo, onde teve um estúdio de retratos e trabalhou como fotógrafo oficial da The São Paulo Railway, Light and Power Company Limited – a companhia que explorava a eletricidade na época. Inclusive eu sempre me lembro da minha mãe gritando “Chama a Light!!!” quando acabava a luz em casa – mesmo que a Light já não existisse em São Paulo há décadas, já que foi vendida à Eletropaulo em 1981.

Espero que gostem das fotografias!

A primeira imagem é de 1902 da nossa Avenida Paulista. Clique na imagem para vê-la ampliada.

Obrigado mãma!!!

Avenida Paulista - 1920

Deixe uma resposta

