Fotografias Antigas de São Paulo – 2

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Segunda fotografia da série. V. post 1 para referência do assunto.

Esta é uma imagem feita também em 1902, da Estação da Luz. Hoje, um local onde se concentra importantes referências artísticas da cidade, entre elas a minha preferida – a Sala São Paulo, lar da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – a OSESP. A região da Luz também abriga o Jardim da Luz, a Pinacoteca de São Paulo,  o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Imaginário do Povo Brasileiro (antigo DOPS), o Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outros locais.

O mais incrível dessa região é como ela pode ser tão contrastada. Ao mesmo tempo que abriga a beleza arquitetônica e uma variedade cultural incrível, a ponto de ser um dos mais importantes cartões postais da cidade, é exatamente ali que se encontra a famosa cracolândia. Reflexo de um poder público incrivelmente relapso, que há tantas décadas deixa de tomar posições sérias e efetivas de combate à criminalidade, auxílio a dependentes e inclusão social. Ninguém viu? Ah… A sede da ROTA e a Prefeitura de São Paulo também estão na região da Luz.

Fiquemos, contudo, com essa admirável imagem de Guilherme Gaensly. Graças a ele podemos ver não só o passado, mas também o futuro de esperança da Luz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: