Um Video de Família

Estou postando com alegria o vídeo que criei como presente de 03 anos para meu filho. É um vídeo “de família”, mas não por isso foi fácil de fazer. Aliás, foi um trabalho muito extenso, que contarei em detalhes mais abaixo.

Primeiramente, aqui vai o vídeo. Melhor se visto com a opção HD ativada (canto direito inferior, da janela do vídeo) e em tela cheia.

Os 3 Anos de Paulo Sérgio from Alexandre Paoli on Vimeo.

Agora vou contar um pouco de como fiz esse trabalho.

Há mais ou menos 06 meses atrás, comecei a pensar que deveria criar algo para o aniversário de 03 anos do pequeno. Como eu já havia criado um vídeo anteriormente para ele, de 01 ano , quis repetir a dose, porém com uma linguagem diferente, mais bem elaborado e saindo um pouco do padrão “retrospectiva”, mas ao mesmo tempo mantendo um pouco, já que toda história deve ter um começo.

O começo todo foi a música. Eu cantava pra ele uma canção do western americano “Ghost Riders in The Sky”, que ele adorava. Um dia eu resolvi criar uma letra em português e passei a tocar essa versão. Feito isso decidi gravar a música, o que fiz inteiramente em meu homestudio, no Logic Pro. Porém, com a correria do dia a dia, esse processo de gravação da música foi BASTANTE demorado, o que terminou exatamente no dia 06 de março, com a mixagem, que foi um processo brilhante, feito pelo meu amigo Luiz Ribeiro no seu estúdio. Mas eu já tinha pelo menos a base do que seria a música e então iniciei o processo de edição do vídeo – em  Adobe Premiere CS5.

Foram duas edições. A primeira foi a seleção do material: fotografias e vídeos feitos em 3 anos: muita coisa e em muitos formatos diferentes, desde fotos e vídeos feitos em câmera compacta e telefone celular, Mini DV, filme de Super8, GoPro, até imagens produzidas com câmeras DSLR antes e DEPOIS de o vídeo estar quase pronto, para integrar o material. Em especial as cenas do projetor e a da fita K7.

Uma boa parte de filmagem foi produzida já com a edição do vídeo em mente – e isso faz muita diferença para o contexto geral, principalmente quando se trabalha sozinho. Há uma sequência feita no sítio de meu pai, onde a cada instante no qual eu apertava o REC, escutava a música ma minha cabeça e já sabia como teria que cortar. Foi um feriado que aproveitei para fotografar bastante e quando possível eu captava as imagens em vídeo do meu filho (quando “der” também significa “quando ele deixa”).  Essa sequência foi a base que amarrou o vídeo na segunda parte (a da música que gravei). Nesse momento eu já tinha escrito o roteiro do que seria o vídeo, o que também me ajudou a ter idéias para a captação.

Não vou entrar a fundo em como foi o processo de edição, o texto ficaria muito extenso. Mas em resumo, não fiz nada em ordem cronológica. Primeiramente fiz os cortes de todos os trechos que eu gostaria de colocar e depois fui montando no projeto. A ordem foi traçada depois desse processo, de acordo com o roteiro.

Terminada a edição, ainda faltava a música, que já estava toda gravada, mas ainda não estava pronta (faltava a voz definitiva e a mixagem). Mas foi só substituir a base original, interminada, pela mixagem final, que aliás, segue aqui na íntegra:

Todo esse processo, desde a seleção de imagens e cenas em vídeo, roteiro, edição, gravação da música, mixagem e pós produção, deve ter demorado cerca de 60 a 80 horas.

Mas tudo isso para um vídeo de família??? Sim. Principalmente.

Certo dia, há uns 7 ou 8 ANOS atrás, li um post em uma lista de fotografia que me intrigou. Um fotógrafo enviou algumas de suas imagens para avaliação e depois de vários tapinhas nas costas, uma pessoa surgiu e disse “Um dia seus pais terão ido embora e você só terá fotos de paisagens bonitinhas e cartões postais.” O cara foi MUITO criticado na lista e armou-se uma discussão enorme.

OK, foi um certo exagero, mas essa resposta mais me intrigou  do que chocou e me fez refletir muito sobre a minha forma de fotografar (tanto que lembro disso até hoje). Passei a valorizar muito mais as imagens com pessoas do que paisagens, objetos, etc… – fotojornalistas e fotógrafos de rua sabem bem do que estou falando.: aquele ilustre desconhecido é um assunto fabuloso, muito mais do que a árvore cheia de flores ao lado dele. Ora, se hoje o assunto “pessoas” é muito mais interessante para mim do que “balões coloridos no céu”, imagine-se a importância que não dou para o assunto “meu filho”. É isso. Imensurável.

Ainda que eu não tenha tempo ou coragem de fazer outro vídeo igual a este, daqui muitos anos meu filho vai assistí-lo e se emocionar, com muita saudades dessa fase da vida dele e poderá compartilhá-la com muitas pessoas, que ficarão igualmente felizes de poderem vê-lo como eu vejo hoje… É, valeu a pena.

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Uma resposta para Um Video de Família

  1. alepaoli disse:

    Me perguntaram sobre as músicas que usei no video. Aqui vai, em ordem de execução: 1. Transylvanian Lullaby – Trilha sonora do filme “Young Frankenstein”; 2. Os Bombeiros do Recife – Andréa Ernest Dias e Oscar Bolão; 3. Ipiaiê: Alexandre Paoli (versão de Ghost Riders in The Sky); 4. Linus & Lucy – Trilha sonora de Peanuts, executada por David Benoit; 5. Meu Amigo Pedro – Raul Seixas;

Deixe uma resposta

