Art is Everything!

Em setembro de 2011, a lumin8 realizou um vídeo para a marca Volvo, para o qual foram captadas imagens na Zipper Galeria, além de externas com o automóvel (XC 60) e a divertida entrevista com Fabio Cimino (o criador da galeria), tudo na cidade de São Paulo.

Ocorre que a Zipper Galeria me sensibilizou muito, assim que lá entrei pela primeira vez. É um daqueles lugares que se nota terem sido criados com paixão, com todos os elementos calculados de uma forma quase que científica e de uma beleza simples e singular, com cada obra em seu canto ideal.

Ao me deparar com tanta coisa interessante eu já sabia exatamente o que eu queria para aquele vídeo. Contudo, o que “eu” – o fotógrafo – queria, não tinha nada a ver com o briefing. Assim, mantivemos o que já estava planejado com a equipe de marketing da Volvo e finalizamos o vídeo da maneira esperada, que era o certo a fazer num trabalho dessa natureza.

Eu passei alguns dias com essa coisa me martelando as idéias, até que decidi realizar independentemente um novo vídeo, usando apenas as imagens que eu fiz, que mais gostei e mais me sensibilizaram. As obras de arte da galeria, que são a linha principal do vídeo, hipnotizam, emocionam, sugerem ações. São incríveis! Elas devem ser tratadas com a imponência que sugerem.

Ok. Decisão tomada, passei a editar o material que eu já tinha, com a visão de artista para artista, fora do “mainstream comercial” e trabalhei durante as sobras de tempo do mundo cão, sem qualquer pressa, sem amarras, como todo trabalho artístico deveria poder ser feito.

Além do material que eu já tinha, selecionei algumas outras imagens para integrar esse projeto, muitas das quais foram feitas posteriormente, pensando exatamente nele.

Rachmaninoff (ou Rachmaninov) é um caso à parte. Sua música me veio à mente no momento em que comecei a refletir sobre tudo o que eu tinha visto durante aquele incrível dia e foi ele quem me inspirou a realizar este pequeno filme. E isso tem toda importância no mundo. O  primeiro movimento (moderato) do Concerto #2 para piano em Cm (opus 18) – não está ali por acaso, como mera “trilha sonora”. Trata-se de um elemento tão importante quanto o vídeo em si. Ou seja, o vídeo é, também e principalmente, sobre Rachmaninoff.

E finalmente, sobre a Volvo…  Entre tantos outros atributos que muitas marcas de vanguarda também proporcionam, um automóvel Volvo – e em especial o XC60, utilizado nos vídeos (neste último e também no original) – tem aquilo que se encontra quando se vê uma grande obra: perfeição nos detalhes, sensibilidade e um design imbatível. Mesmo assim, fiquei em dúvida se caberia o carro nessa releitura, já que a intenção era fugir da conotação comercial, mas senti que deveria manter e deixei. Agora, assistindo ao trabalho pronto, vejo que as imagens do XC 60, tais quais selecionei e coloquei, não somente agregaram muito a esse projeto como se mostraram um elemento chave, igualmente aos demais. E, afinal de contas, esse automóvel foi o ponto de partida de tudo. Sem ele, não haveria o vídeo anterior e eu não teria feito nada.

E enfim o trabalho está concluído, dessa vez, exatamente como eu gostaria de ter feito.

A arte está em tudo. Basta que libertemos nossos sentidos das amarras duras da rotina e estaremos diariamente rodeados de obras grandiosas, assim como quando éramos crianças.

Alexandre Paoli.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s