Vídeo em DSLR – Evolução.

É fato. O vídeo em High Definition já é uma realidade latente. Não se fala em outra coisa. Há uma revolução ocorrendo no mercado. Se tudo isso já não é mais novidade para os “prós” realmente atualizados, em pouco tempo também não será para os menos experientes.

As DSRL com recurso de filmagem chegaram com tudo. Se a Nikon lançou a primeira, a Canon veio na sequência com duas das principais vedetes de 9 entre 10 produtoras de vídeo atuais, as Canon EOS 5D Mark II e 7D. Filmes publicitários, eventos sociais, eventos esportivos, documentários autorais, temos visto de tudo. Coisas excelentes e coisas péssimas.

O motivo é um só. Qualidade de imagem. Resolução Full HD, muitas, muitas lentes, sensor 35mm (full frame), fazem uma combinação arrasadora. A qualidade que se obtém é tanta que chega a ser comparada (injustamente) à de uma filmadora RED, usada na indústria cinematográfica (o filme Chico Xavier, por exemplo), que custa a partir de U$ 25.000 (e mais o dobro disso em equipamentos para se poder filmar).

Porém, além de todo conhecimento técnico, são necessários uma gama de acessórios que suprem a principal deficiência das reflex a ergonometria. Shoulder, steadicam, follow focus, monitor, tripé, microfone… Nada disso é dispensável em uma boa produção, ainda que simples. E se alugar é caro, comprar, mais ainda.

Dessa forma, o caminho foi sendo trilhado e agora temos anúncios de filmadoras que chegarão no mercado, provavelmente no próximo ano, já apelidadas de “DSLR killers”. São câmeras com sensor 4/3, bem menores do que os sensores 35mm, mas maiores do que os atuais usados nas filmadoras profissionais mais acessíveis (v. o gráfico de sensores ao lado.

Terão baionetas de encaixe para lentes intercambiáveis (provavelmente as utilizadas nas marcas) e todos os recursos que um operador de vídeo precisa.

A meu ver, ainda não chegarão a substituir o filão que as DSLR abraçaram, mas certamente elas irão inaugurar uma nova etapa para as produções em vídeo. Provavelmente não produzirão a mesma qualidade de imagem que temos com uma 5D Mark II, mas será pouca diferença, e, afinal, serão FILMADORAS e não câmeras fotográficas. Que venham os testes!

As novas câmeras em questão foram anunciadas pela Panasonic, que já a batizou de AG-AF100 e a da Sony, anunciada ainda sem nome.

Add to FacebookAdd to NewsvineAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Furl

Deixe um comentário