Steve McCurry Update!

Um breve update sobre a exposição. Chegando no local, às 18h,  lá estava Mr. Steve no balcão tomando um copinho de refrigerante. Às 18:30 mais ou menos, ele passou às salas das exposições, onde falou um pouco sobre os trabalhos e respondeu perguntas dos fãs de plantão, da imprensa, fotógrafos, aspirantes a fotógrafos…

Perguntas básicas, que em todas as palestras de fotógrafos consagrados, sempre aparecem: “qual equipamento você usa”, “filme ou digital” e “como foi a sua transição para o digital”. Ele respondeu a estas e a todas as demais com a mais absoluta simpatia e atenção. O homem é de uma simplicidade que espanta.

Perguntado sobre a fama ele respondeu de forma bem humorada que não se considera  famoso (pois senão estaria bem melhor de vida).

Eu tive a chance de perguntar algo que sempre me passa à cabeça. Ele é um fotógrafo que (assim como muitos outros) está freqüentemente perto do caos, da pobreza, de lugares onde a cultura do povo é a única riquesa. Então perguntei: “Sr. Steve, o senhor se deixa envolver emocionalmente com as situações das pessoas que fotografa?”. A resposta foi sim e não. Sim, ele se comove, mas não, nunca deixa que isso afete o resultado do trabalho.

Passamos à outra sala onde ele gentilmente conversou e explicou muito sobre o trabalho dele, mas não sobre as fotografias. “Prefiro não falar sobre as fotografias, pois cada um deve olhar e interpretar a imagem por si.” Perfeito.

No fim, me realizei, quando peguei uma cópia autografada de uma das suas imagens mais famosas, se não “a” mais, a da menina afegã, à qual (ele contou) a National Geographic deu um bom suporte, durante muitos anos.

Fotógrafos e não fotógrafos, vejam a exposição. Está linda, com ampliações muito bem feitas e muito bem apresentadas, com imagens únicas, captadas por um dos grandes nomes contemporâneos, que com certeza já está na história da fotografia.

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to FurlAdd to Newsvine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: