Just CLICIO!

Estava pronto a escrever um post – que será o próximo – sobre gerenciamento de cores e Windows Vista, quando recebi um email do mailing do meu colega Clicio, informando sobre seu  PODCAST, desta vez referente a calibração de monitores, que vou deixar pra assistir após escrever o post. Ao abrir a página pensei, “preciso esccrever sobre isso no blog”.

Clicio é um fotógrafo extremamente competente – que começou sua carreira nos 70’S –  de larga experiência na área de moda, publicidade e beleza. Cabeça aberta, não ficou no purismo fotográfico (que muito predomina nos novos e velhos “caretas”) e, se não me falhe a memória, chegou a trabalhar com a primeira versão do Photoshop, quem nem Layers tinha. Aliás… foi LINDO achar este LINK, que mostra na página links para ver todas as versões e funcionalidades do Photoshop, desde o 0.63 em 1990.

Tornou-se um dos mais sérios photoshopeiros brasileiros, dedicado ao estudo, pesquisa e trabalho com o software e o conheci no curso do Senac em 2005, quando comecei realmente aprender (apesar de usar desde a versão 3) tudo o que poderia fazer – e o que não deveria – com este maravilhoso software.

Assim que a Adobe lançou o Lightroom – na minha opinião a PRINCIPAL ferramenta dos “fotógrafos digitais” da atualidade – ele já sabia usar o programa – foi beta tester – e logo estaria lançando um livro destrinchando o  novo brinquedo. Livro que devorei em pouco menos de uma semana.

Aqui cabe um parêntese: o Lightroom é um software fabuloso, tanto para organização de fotos, quanto para development de imagens em RAW, controle de cores – permitindo o uso de perfis de monitor, câmera e impressora – e muito mais. É muito intuitivo e fácil de usar, até para usuários básicos. Mas, creia-me, sabendo usar e conhecendo todas as dicas, fica 1.000 vezes melhor.

Enfim… Clicio merece um post sobre ele no blog, por dois motivos: o primeiro, obviamente, é pela sua competência. O segundo: ele não tem qualquer cerimônia em ensinar o que sabe – quem já participou de algum de seus cursos sabe. Os podcastings do seu site são free, qualquer um pode ter acesso. As dicas, os links, o blog, tudo é compartilhado. Digo o seguinte, Clicio é o Russel Brown brasileiro.

Mais do que altruísmo, isso lhe trouxe, merecidamente, patrocínios de alto escalão como Sony, Adobe, Mako, entre outros. Mas eu vi, pessoalmente, o quanto esse cara trabalhou por isso. De graça, inclusive.

Logo, assista todos os podcasts, leiam todas as dicas, entre no blog e acompanhe tudo o que esse camarada publica, pois o conteúdo é de primeira. Ah, o link do blog dele está aqui, nos meus parceiros.

Abraços,

Paoli.

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to FurlAdd to Newsvine

Anúncios

12 Responses to Just CLICIO!

  1. clicio disse:

    Paoli,

    Fiquei muito feliz e agradecido por tão generoso post em seu blog! Por favor, veja o podcast de calibragem e depis comente ou critique, vou apreciar.
    Obrigado mais uma vez, e parabéns pelo blog!

  2. Paoli,

    Clício é “o cara”!! merece tudo de bom!

    abraços
    RRM

  3. Milton Majella disse:

    Feliz e agradecido com todo mérito. Muito legal esse reconhecimento público por outro profissional de qualidade. O livro é ótimo, os DVDs são ótimos e o podcast é um exemplo de desprendimento e interesse solidário no aprendizado alheio.
    parabéns, Clício e Paoli.
    Majella

  4. Faço das verdades acima as minhas palavras. Além de ser um Profissional Competentíssimo [com letras maiúsculas], possui uma didática fora do comum, ou melhor, COMUM. Digo comum porque o difícil atualmente é ser simples, claro e objetivo. Crescemos, convivemos e aprendemos que o mundo está repleto de problemas para serem resolvidos que esquecemos que muitas das soluções é simples e o “simples” se torna extremamente difícil de ser visto, pois o esquecemos a medida que “decoramos fórmulas” na escola quando na verdade deveríamos ser motivados a aprender os fundamentos para desenvolver nosso raciocínio crítico e reflexivo.
    Clicio sabe simplificar e ensinar claramente e, o melhor, motiva e desafia a todos a se tornarem cada vez melhores conhecedores e profissionais com Ética!!
    Ao ler seus livros parece que estamos conversando ao redor de uma mesa de bar, literalmente um “bate-papo” e parece que estou escutando sua frase: Agora presta atenção, é dica de “profissa”!!!
    Abração a todos e parabéns!!

  5. Pepe Mélega disse:

    Vixi que turma de puxa sacos!! risos. Me junto a vocês, sou amigo do Clicio e há uma admiração muito grande pelo seu trabalho. Tenho muito apreço pela sua dedicação em ensinar, que ele insistentemente consegue colocar algo em minha cabeça. Fotógrafo competente, organizador incansável que se dedica aos eventos que organiza e dono de uma didática eficaz que tem ajudado a muitos profissionais do mercado. Parabéns pela iniciativa Paoli, abs

    • alepaoli disse:

      Grande Pepito! Quando aos outros puxadores, não sei, mas como puxa-saco mor, esclareço que o post é dedicado ao exemplo de um trabalho muito bem feito – o trabalho da vida profissional dele, como um todo, servindo de incentivo e inspiração àqueles que querem seguir uma carreira na área, seja como fotógrafo, ilustrador, animador, cineasta… Ou seja, trabalhar muito, evoluir sempre, abrir a mente para novas tendências, planejar, focar e executar objetivamente. Abraços!

  6. Mario Amaya disse:

    Faltou mencionar o nome NIKON no post! 😛
    De resto, é um texto justo. Esse cara simpático, esperto e com um senso de humor ferino é O gigante da fotografia digital no Brasil.
    Conheço desde 1996, quando já estava se atrevendo com imagem digital, muito antes que existissem ferramentas decentes para isso e muitos consideravam Mac e Photoshop como brinquedos geeks.
    Como é a coisa hoje? Todo mundo tem sua camerinha digital no bolso, todo mundo tem seu Fotoxope em casa – oficial ou não – e fotografia com filme virou cult… quem diria.
    Trabalhei com fotos do Clicio para capas de revista desde 1996 até 2003, com uma ou outra colaboração disfarçada desde então. Mas hoje não há nada como havia naquela época de delírio criativo. Bons tempos da Nikon D100.
    A chave do sucesso do Clicio é simples: ele enxergou à frente e fez todas as apostas e opções corretas. Essa é a principal coisa que aprendi dele, não os macetes de softwares, que vêm e vão e mudam o tempo todo.
    Vamos ver se um dia ainda pratico as lições.

    • alepaoli disse:

      Mario… tudo certo, exceto pelo “Nikon”. 😉 Já bebi dessa água, mas agora torço pela outra face do Japão. Aquela do autofocus mais preciso, da inovação rápida, das lentes “L”, da 5D MarkII… enfim, eu torço para o lado que ganha.

  7. clicio disse:

    Hahahahahaha!!!
    Cara, pensa na ‘terceira força” japonesa; SONY ALPHA 900!
    Estou adorando ela…
    🙂

  8. Mario Amaya disse:

    Então, né. Vocês estão engolindo a isca com o anzol e tudo. Passei vários meses do ano passado usando Sony Alphas. Gostei pacas. Mas as novas Canonzinhas me impressionaram demais. Seria bobo eu torcer pra qualquer uma das três marcas. Minha câmera favorita de todos os tempos ainda é a velha Pentax ME Super com a lente 50mm f1.7. Que cheguei a mostrar ao Clicio com orgulho. Mais sexy que todas essas digitais. Sorry.

    • alepaoli disse:

      Mario, com pentaqueiro eu não brinco, pois aí a coisa fica mais séria. É como corinthiano (que é o que eu sou) que bate no peito até o bicho afundar. Mas de vez em quando sai do buraco. Hahahha. Eu adoro pentax tb. Quase tive uma médio formato. Realmente, coisa de macho! Abraços, Paoli.

  9. Mario Amaya disse:

    Um dos meus sonhos, e cada vez mais plausível, é comprar uma Pentax médio formato usada (o Clicio usou uma delas em muitas das nossas capas de revistas), clicar com filme PB e revelar em casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s