Art Kane e As Lendas do Jazz

Quem não conhece e nem nunca ouviu falar de Art Kane?

O mais célebre e expressivo fotógrafo de celebridades do jazz, rock e blues, começou sua carreira em 1958, quando fez, para a revista Esquire, a fotografia que lhe traria notoriedade. Conseguiu reunir e retratar, juntas, no Harlem, todas as lendas vivas do Jazz da época. Entre eles, alguns de meus preferidos: Dizzy Gillespie, Count Basie, Coleman Hawkins, Thelonious Monk e Sonny Rollins.

Quem assistiu o filme “O Terminal” com Tom Hanks, deve se lembrar desta foto, que pode ser vista em  http://www.harlem.org/.

Sua carreira não foi limitada a retratos do mundo musical. Nos anos 60, firmou-se também como um dos grandes nomes do mundo fashion.

O site: 

http://www.artkane.com/index.html

Não deixem de ler a biografia, é realmente fascinante.

Em 2001, quando estive em San Francisco, entrei em uma loja para comprar alguns CDs de Jazz, quando me deparei com um pôster da foto (aquela – do Harlem). Paguei 30 dólares, trouxe na minha poltrona, dentro do avião, coloquei em uma moldura de vidro e hoje é olhando para ela que busco inspiração para estudar e compor os meus jazzes. Em algum momento, sempre penso: “o que esses caras diriam se ouvissem essa porcaria” e então procuro melhorar o quanto eu puder.

Está aí… É imensurável a importância de um trabalho fotográfico deste nível. Quantas virtuoses musicais da atualidade não devem ter surgido por admiração a esta imagem?

Além desta, uma de minhas preferidas, de Frank Zappa & The Mothers of Invention, em 1968, para a Life (não publicada). O texto é o melhor…

http://www.artkane.com/fullsize/music/fzmothers.html

Abraços e Bebops.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: